LOJA VIRTUAL PRECISA EMITIR NOTA FISCAL?
- Vinicius Teodoro Ferreira

- 19 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

A emissão de nota fiscal é obrigatória tanto para transações comerciais realizadas fisicamente, quanto para aquelas feitas online. A boa notícia é que todo o processo de emissão de nota fiscal para e-commerce já pode ser feito pela internet, com muito mais facilidade e eficiência.
Você possui uma loja virtual, mas não sabe como emitir notas fiscais de suas vendas e serviços?
Em linhas gerais, a seguir você irá aprender o melhor caminho para emitir a sua nota fiscal eletrônica.
O que é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento emitido e armazenado digitalmente que tem a finalidade de registrar as operações fiscais relacionadas às vendas, prestações de serviços e circulação de mercadorias de uma empresa. Ela possui um único modelo válido para todo o território nacional, definido por uma legislação própria, que substitui todos os modelos das tradicionais notas fiscais em papel (vendas, serviços, transportes etc.).
A sua emissão é realizada de modo completamente online. A NF-e permanece salva no site da receita por até 180 dias, ficando disponível para consulta a qualquer momento. Além disso, a emissão online possibilita o envio do documento para os clientes por e-mail.
Conheça as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica
O objetivo principal da NF-e é simplificar as operações de emissão do documento, facilitando o trabalho do fisco no acompanhamento da circulação de mercadorias e da prestação de serviços. Por ser mais ágil e prática que a nota fiscal convencional, ela ajuda a garantir o pagamento dos tributos e a manter a contabilidade em dia.
As notas fiscais eletrônicas também são uma excelente opção para melhorar a organização fiscal de sua empresa. Como os documentos são digitais, eles possibilitam a utilização de estratégias eficientes de arquivamento, gestão e controle. Atualmente, há ferramentas tecnológicas e softwares específicos para controlar a emissão dos documentos e elaborar estratégias direcionadas ao crescimento do negócio.
Quem pode emitir a NF-e
Qualquer pessoa jurídica pode emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) pela internet. Para fazê-lo, seu negócio precisa estar formalizado junto à Receita Federal, ou seja, ser registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Porém, a emissão pode se tornar uma tarefa complexa, se você não sabe o que deve ser feito para preencher os campos corretamente para a sua aprovação.
O primeiro passo é preencher a nota com os dados de seu negócio, informando o nome fantasia, razão social, CNPJ, inscrição municipal, inscrição estadual, endereço de contato e se a empresa é optante pelo Simples Nacional.
Complete depois a nota com os dados do cliente. Se for uma empresa, é preciso fornecer o nome fantasia, a razão social, o CNPJ, a inscrição municipal ou estadual. Em caso de pessoa física, basta apresentar o nome completo e o CPF. Em ambos os casos, é preciso fornecer também o endereço.
Como vimos, a emissão de nota fiscal para e-commerce é muito importante, pois assegura os pagamentos dos tributos e ajuda a administração do negócio a ficar em dia.
As obrigações fiscais devem ser seguidas com muita atenção, uma vez que problemas na omissão de notas podem gerar multas para o empresário. Procure sempre seguir as leis de fiscalização à risca, evitando assim que pequenas ações se transformem em grandes problemas futuros.





Comentários